segunda-feira, 7 de março de 2016
Livro de Tiago – Estudo
Plano de leitura
Número total capítulos: 5
Total de versículos: 108
Tempo aproximado de leitura: 20 min
Há quantos Tiagos no NOVO TESTAMENTO?
Um dos primeiros problemas em nosso estudo é exatamente descobrir quem é o Tiago que escreveu a epístola que leva o seu nome.
Vejamos na própria carta:
Quem é Tiago ?
Tg 1:1 ““Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo...”.
É tudo o que ele diz a respeito de si mesmo.
Mas quem é esse homem?
Segundo dados bíblicos existem cinco homens chamados de Tiago no Novo Testamento.
1º - Tiago o pai de um dos 12 apóstolos de Jesus, chamado Judas (não Iscariotes) Lucas 6:16.
2º - Tiago um dos discípulos, filho de um homem chamado Alfeu. (Mt. 10:3). Irmão do evangelista Mateus.
3º - Tiago denominado de “Tiago, o menor”, devido a sua estatura. (Marcos 15:40)
4º - Tiago denominado de “Tiago, o maior”, o mais velho. É aquele sobre quem temos mais
informações. Era irmão de João e filho de Zebedeu, juntamente com João, eram apóstolos escolhidos e nomeados por Cristo (Mt 10:2). Juntamente com este e com Pedro foi especialmente íntimo do Senhor Jesus (Mt 17:1; Mr 5:37; 9:2; 14:33), e foi martirizado por Herodes (At 12:2) no ano 44d.C
5º - Tiago “o Justo”, chamado por Paulo de “irmão do Senhor” (Gal. 1:19). Jesus possuía um irmão com esse nome (Mt. 13:55). Não está escrito que este Tiago é apóstolo. Tal como todos os irmãos de Jesus, não creu nEste durante Sua vida na terra (Mc 3:21; Jo 7:5), andou enciumado e antagonizando-O (Jo 7:3-8) e longe dEle (Mc 3:31-32), mas, após a ressurreição, Cristo lhe apareceu (1Co 15:7) e, somente então, ele e todos seus irmãos se arrependeram, creram, e ajuntaram-se aos discípulos (At 1:14). Veio a ser o líder da assembleia em Jerusalém (At 12:17; 15:13; 21:18; Gl 1:19; 2:9,12).
O evangelista João nos informa que “nem mesmo seus irmãos criam nEle” (João 7:5). Mas no livro de Atos dos Apóstolos, encontramos uma surpreendente mudança. Os irmãos de Jesus estão entre os crentes de Jerusalém, perseverando em oração (Atos 1:14). O que teria acontecido? Como se converteram os irmãos de Jesus e, particularmente, Tiago?
Em I Coríntios 15:7 está escrito que Jesus apareceu ressuscitado a Tiago (após aparecer aos 12). Muitos acham que foi sua conversão se deu após esta aparição de Jesus.
Tiago o irmão de Jesus era casado, como podemos confirmar em I Coríntios 9:5, e desfrutava de grande conceito na igreja primitiva. Paulo o chamou de “apóstolo” mesmo não sendo um dos doze em Gálatas 1:19.
É de grande valor termos informações sobre o autor desta carta porque estaremos estudando o livro de um homem que conheceu Jesus de forma muito pessoal que os outros escritores. Os dois dormiram sob o mesmo teto e cresceram juntos. Mais tarde, Tiago deve ter visto quão diferente era seu irmão. Discordou dEle, julgou-o dizendo que era louco. Que temperamento esquisito! Que comportamento estranho! Por fim, Tiago acabou colocando sua vida a serviço de Jesus. Para que isso acontecesse, sem dúvida algo de revolucionário acontece em sua vida. Considerar que Tiago, autor desta carta, é o Tiago irmão do Senhor, parece-nos um forte argumento para crer na divindade de Jesus Cristo e no poder de sua ressurreição. Vidas foram radicalmente transformadas.
Tiago, o Justo (em hebraico: יעקב; em grego: Iάκωβος), morto em 62 d.C., também conhecido como Tiago de Jerusalém, Tiago Adelfo (de Tiago Adelphoteos) ou ainda Tiago irmão do Senhor, foi uma importante figura nos primeiros anos do Cristianismo. A Enciclopédia Católica conclui que, baseado no relato de Hegésipo, Tiago o Justo, é o mesmo que o apóstolo conhecido por Tiago Menor, e, em linha com a maior parte dos interpretes católicos, é também Tiago, filho de Alfeu e o Tiago, filho de Maria de Cleofas. Ele não deve ser confundido, porém, com o também apóstolo conhecido por Tiago Maior.
Tiago, o Justo, era o líder do movimento cristão em Jerusalém nas décadas seguintes à morte de Jesus, embora informação sobre a sua vida seja escassa e ambígua. Diversas fontes primitivas citam-no como sendo irmão de Jesus. Historiadores já interpretaram isto de diversas maneiras, como sendo irmão num "sentido espiritual", ou literalmente, significando que Tiago era mesmo um parente de Jesus - meio-irmão, irmão de criação, primo, outro parente e mesmo irmão de sangue. A mais antiga liturgia cristã sobrevivente, a chamada Liturgia de São Tiago, o chama de "irmão de Deus" (Adelphotheos).
Com exceção de um punhado de referências nos Evangelhos, as principais fontes de sua vida são os Atos dos Apóstolos, as Epístolas Paulinas. Na Epístola aos Gálatas, Paulo de Tarso o descreve em sua visita a Jerusalém, onde ele encontrou com Tiago e esteve com Simão Pedro.
A Epístola de Tiago é uma das "Epístolas" do Novo Testamento, assim conhecidas porque foram escritas como cartas circulares, isto é, para serem lidas em várias igrejas, ao contrário das "Epístolas Paulinas" que eram endereçadas a igrejas específicas ou a determinados indivíduos.
Autor: O autor desta epístola é Tiago, também chamado de Tiago, o Justo, o qual acredita-se ter sido o irmão de Jesus Cristo (Mt. 13:55, Mc. 6:3). Tiago não se converteu (João 7:3-5) até após a ressurreição (Atos 1:14, 1 Cor. 15:7, Gál. 1:19). Ele se tornou o chefe da Igreja de Jerusalém e é mencionado em primeiro lugar como um dos pilares da igreja (Gál. 2:9).
Quando foi escrito: O livro de Tiago é provavelmente o mais antigo livro do Novo Testamento, escrito talvez em 45 dC, antes do primeiro concílio de Jerusalém em 50 dC. Tiago foi martirizado em aproximadamente 62 dC, segundo o historiador Flávio Josefo.
Propósito: Alguns acham que esta carta foi escrita em resposta a uma interpretação excessivamente zelosa do ensino de Paulo sobre a fé. Essa visão extrema, chamada de antinomismo, sustentava que através da fé em Cristo é possível estar completamente livre de todas as leis do Antigo Testamento, todo o legalismo, toda a lei secular e toda a moralidade de uma sociedade. O livro de Tiago se dirige aos cristãos judeus dispersos entre todas as nações (Tiago 1:1). Martinho Lutero, o qual detestava esta carta e a chamava de “epístola de palha”, não conseguiu reconhecer que o ensino de Tiago sobre as obras complementava – e não contradizia – o ensino de Paulo sobre a fé. Embora os ensinamentos paulinos se concentrem em nossa justificação com Deus, os ensinamentos de Tiago concentram-se nas obras que exemplificam essa justificação. Tiago escreveu aos judeus para incentivá-los a continuar crescendo nesta nova fé cristã. Tiago destaca que as boas ações fluirão naturalmente daqueles que estão cheios do Espírito e questiona se alguém pode ou não ter uma fé salvadora se os frutos do espírito não puderem ser observados, assim como Paulo descreve em Gál. 5:22-23.
Versículos-chave: Tiago 1:2-3: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.”
Tiago 1:19: “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se.”
Tiago 2:17-18: “Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.”
Tiago 3:5: “Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha.”
Tiago 5:16b: “A oração de um justo é poderosa e eficaz.”
Resumo:
Sub-tema: “A fé na prática”
A pequena epístola de Tiago, provavelmente um dos primeiros livros do Novo Testamento, oferece orientações práticas para conduzir cristãos no seu serviço ao Senhor. A mensagem de Tiago é direta e objetiva, diferente das epístolas de Paulo, Pedro e João, a carta de Tiago não inclui saudações pessoais. As exortações começam no segundo versículo e continuam até o último.
O livro busca caminhar na fé através da religião verdadeira (1:1-27), da fé genuína (2:1–3:12) e da sabedoria genuína (3:13-5:20). O livro tem um forte paralelismo com o Sermão da Montanha de Jesus em (Mt. 5-7). Tiago começa no primeiro capítulo descrevendo os traços gerais do caminhar na fé. No cap. 2, e início do cap. 3, ele discute a justiça social e faz um discurso sobre a fé em ação. Ele então compara e contrasta a diferença entre a sabedoria terrena e a que provém do alto e nos encoraja a afastar-nos do mal e a nos aproximarmos de Deus. Tiago faz uma repreensão particularmente severa aos ricos que acumulam e aqueles que são auto-suficientes. Finalmente, ele termina encorajando os crentes a serem pacientes no sofrimento, orando e cuidando uns dos outros e reforçando a nossa fé através da comunhão.
De forma proposital e estratégica, vem depois do livro de Hebreus. Os temas abordados nos 5 capítulos de Tiago são diversos, todos focando a importância de viver conforme a fé:
Capítulo 1 enfatiza as atitudes certas diante de provações e tentações e chama os leitores a serem praticantes, e não apenas ouvintes, da palavra do Senhor.
Capítulo 2 aborda dois assuntos: (1) a condenação de preconceitos socioeconômicos na igreja e (2) a necessidade de obras que demonstram a autenticidade da fé.
Capítulo 3 apresenta uma das advertências mais fortes do Novo Testamento sobre o uso errado da língua e nos chama a buscar a sabedoria divina.
Capítulo 4 condena várias atitudes carnais que atrapalham o serviço a Deus.
Capítulo 5 encerra a epístola com várias instruções que exigem uma perspectiva eterna e espiritual, e não materialista e carnal (#ficaadica).
Conexões: O livro de Tiago é a descrição principal da relação entre fé e obras. Os judeus cristãos (os receptores da carta de Tiago) estavam tão arraigados na Lei Mosaica e no seu sistema de obras que Tiago dedicou muito tempo para explicar a difícil verdade de que ninguém é justificado pelas obras da lei (Gál. 2:16). Ele declara que, mesmo se muito se esforçarem para manter todas as diferentes leis e rituais, cumprir essa tarefa é impossível e transgredir a menor parte da lei os tornava culpados de toda ela (Tiago 2:10) porque a lei é uma entidade (íntegra) e quebrar uma parte dela é o mesmo que quebrá-la por completo.
Aplicação Prática: O livro traz um desafio aos seguidores fiéis de Jesus Cristo para não apenas “falar a fala”, mas “andar a fala”. Embora a nossa caminhada de fé, com certeza, exija um crescimento do conhecimento sobre a Palavra, Tiago nos exorta a não parar por aí. Muitos cristãos acharão que esta epístola seja bem desafiante porque Tiago apresenta 60 obrigações em apenas 108 versículos. Ele se concentra nas verdades das palavras de Jesus no Sermão da Montanha e motiva-nos a agir de acordo com o que Ele ensinou.
A epístola também descarta a ideia de que alguém pode se tornar um cristão e ainda continuar vivendo no pecado, não exibindo nenhum fruto da justiça. Tal “fé”, declara Tiago, é compartilhada pelos demônios que “creem e tremem” (Tiago 2:19). Entretanto, tal “fé” não pode salvar porque não é autenticada pelas obras que sempre acompanham a verdadeira fé salvadora (Efésios 2:10). As boas obras não são a causa de salvação, mas são o seu resultado.
Encontramos em Tiago instruções simples, diretas e valiosas. Tratando das provações, ele disse: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tg. 1:2-3). Sobre a obediência à palavra de Deus, Tiago escreveu: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22). E para combater a noção de salvação pela fé sem a obediência, acrescentou: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras (? Obras da fé) e não por fé somente... porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tg. 2:24,26).
Tiago mostrou sua preocupação com o perigo de alguém abandonar a fé em Cristo, e encerrou a carta com orientações sobre o resgate dos desviados: “Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados” (Tg. 5:19-20).
Do começo ao fim, o livro de Tiago apresenta instruções práticas que podem e devem ser aplicadas em nossas vidas a cada dia.
Esboço de Tiago
I. Saudação 1.1
II. Religião prática e julgamentos 1.2-18
Adversidades externas 1.2-12
Tentações internas 1.13-18
III. Religião prática e a palavra de Deus 1.19-27
Escutar a Palavra 1.19-20
Receber a Palavra 1.21
Obedecer à Palavra 1.22-27
IV. Religião prática e relacionamentos humanos 2.1-26
Parcialidade negativa 2.1-13
Compaixão positiva 2.14-26
V. Religião prática e discurso 3.1-18
VI. Religião prática é mundanismo 4.1-12
VII. Religião prática e negócios 4.13-5.6
VIII. Apelos finais 5.7-11
Por paciência 5.7-11
Por um falar puro 5.12
Por oração 5.13-18
Por compaixão 5.19-20
Antinomismo: (especulação a respeito de um problema filosófico realizada por intermédio de dois argumentos, ambos coerentes e críveis em suas formulações respectivas, mas opostos em suas conclusões)
Fonte:
Bíblias de Estudo:
NVI – Ed. Vida | Thompson – Ed. Vida | Genebra – Sbb | Plenitude – Sbb | King James – Ed. BV
Panorama do Antigo Testamento - Ed. Vida | Dicionário Bíblico - Ed. Didática Paulista
Módulos de Teologia: Faculdade Teológica Betesda | Faculdade Teológica Izabella Hendrix | Instituto Teológico Ébeneser | Wikipédia | Diversos “artigos Internet”.
Igreja Batista Getsêmani | Missão Bernardo Monteiro
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