segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
Livro de Deuterônomio – Estudo
Plano de leitura
Número total capítulos: 34
Total de versículos: 959
Tempo aproximado de leitura: 130 min
Deuteronômio é o quinto livro da Bíblia, vem depois do Livro dos Números e antes do Livro de Josué, também faz parte do Pentateuco e é o último dos 5 livros. cuja autoria é, tradicionalmente, atribuída a Moisés (aproximadamente 1400 a.C.), logo após a saída do Egito com o povo ainda atribulado com a escravidão, perseguição e a forte influência da cultura religiosa seguida pelos egípcios. Contém os discursos de Moisés ao povo, no deserto, durante seu êxodo do Egito à Terra Prometida por Deus. O nome é de origem grega e quer dizer segunda lei ou repetição da lei (Dt 17,18) . Os discursos contidos nesse livro, em geral, reforçam a idéia de que servir a Deus não é apenas seguir sua lei. Moisés enfatiza a obediência em consequência do amor: "Amarás a Javé teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e com todo o teu entendimento". Também é enfatizado o "caminho da bênção e da maldição", no qual Deus previne o povo a seguir seus mandamentos, pelos quais o povo ou seria abençoado, ou receberia maldições (porém, caso se arrependesse e voltasse a seguir de coração a Deus, Ele se arrependeria e perdoaria o povo, ou então exigiria um sacrifício de sangue, em geral a morte de quem "pecou" contra Ele ou Israel, e em seguida, após tal sacrifício, o restante do povo seria perdoado. Conforme várias passagens da "ira de Deus" contra os "rebeldes" demonstradas no Levítico, Êxodo e Números). O livro procura mostrar as bênçãos da obediência e as consequências da desobediência (v. 28 e 29). Podemos afirmar se tratar de um livro de recordações e acima de tudo de exortação.
Na realidade, não se trata de uma segunda Lei, mas de uma segunda cópia da Lei. A maior parte do livro é formada por leis que repetem muitas vezes as apresentadas em Ex e Lv. Na Bíblia Hebraica, esse livro é denominado Palavras, com referência aos discursos de Moisés nele contidos. Sua colocação no final do Pentateuco se deve à sua geografia e cronologia. É situado na região de Moabe, no último ano da peregrinação pelo deserto, pouco antes da entrada na terra prometida.
O livro é formado por três discursos de Moisés, pronunciados em Moabe pouco antes de sua morte. O objetivo dos discursos é confirmar a aliança do Sinai:
primeiro discurso de Moisés – Dt 1, 1-4, 40.
segundo discurso de Moisés (primeira parte) Dt 4, 41-11,32.
segundo discurso de Moisés (segunda parte) Dt 26, 16-28, 69
terceiro discurso de Moisés – Dt 29, 1-30, 20
apêndice histórico – Dt 31-34.
Os dois grandes protagonistas do Livro são Deus e Israel. O Deus de Abraão, Isaac e Jacó que se revelou a Moisés no Monte Sinai, escolhendo para si um povo dentre todos os povos da terra. Esta escolha amorosa exige de Israel uma resposta amorosa.
Os homens se unem por meio de pactos e alianças. Deus aceitou este modo dos homens se relacionarem e uniu-se a eles através da aliança.
Este importante tema perpassa todo o Pentateuco. Os escribas que fizeram a última redação dos cinco livros estruturaram todo o texto com base na teologia da aliança divididos em quatro períodos:
– A criação até Noé;
– De Noé a Abraão;
– De Abraão a Moisés;
– De Moisés a Josué.
A primeira é descrita em Gn 9,1-17, o arco-íris no céu é o seu sinal.
A aliança com Abraão foi depois renovada com Isaac e Jacó.
A aliança do Sinai é a mais importante de todas. Ela determina o nascimento do Povo de Deus.
Enquanto as alianças com Noé e Abraão eram muito mais uma promessa gratuita de Deus, a do Sinai requer maior participação humana.
A aliança de Siquém marca o quarto período. Josué propõe ao povo servir a Javé ou a outros deuses, o povo se compromete a servir exclusivamente a Javé.
ESTRUTURA
I. O primeiro discurso de Moisés 1.1-4.43
Introdução 1.1-5
O passado recordado 1.6-3.29
Um chamado à obediência 4.1-40
Cidades de refúgio nomeadas 4.41-43
II. O segundo discurso de Moisés 4.44-26.19
Exposição dos Dez Mandamentos 4.44- 11.32
Exposição das leis cerimoniais 12.1-16.17
Exposição da lei civil 16.18-18.22
Exposição das leis criminais 19.1-21.9
Exposição das leis sociais 21.10- 26.19
III. O terceiro discurso de Moisés 27.1- 30.20
Cerimônia de retificação 27.1-26
Sanções do concerto 28.1-68
O juramento do concerto 29.1-30.20
IV. As palavras finais e a morte de Moisés 31.1- 34.12
Perpetuação do concerto 31.1-29
O cântico do testemunho 31.30-32.47
A bênção de Moisés sobre Israel 32.48-33.29
A Morte e a sucessão de Moisés 34.1-12
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Medite

Que tipo de fruto você tem produzido?
Nenhum comentário:
Postar um comentário