terça-feira, 26 de janeiro de 2016
Livro de Efésios – Estudo
Plano de leitura
Número total capítulos: 6
Total de versículos: 155
Tempo aproximado de leitura: 20 min
Efésios - é um dos livros do Novo Testamento da Bíblia Sagrada. Teria sido escrito pelo apóstolo Paulo em Roma como uma carta aos efésios. Não foi elaborada no árduo trabalho da bigorna da controvérsia doutrinária ou dos problemas pastorais como muitas revelação divina, brotando da vida de oração de Paulo. Ele escreveu a carta quando estava prisioneiro por amor ao Cristo Efésios 3:1 (Efésios 4:1 Efésios 6:20), provavelmente em Roma. Por isso, é conhecida como uma das quatro cartas chamadas de "Epístolas da Prisão". As outras três são Colossenses, Filipenses e Filemom. A Epístola aos Efésios tem muita afinidade com a Epístola aos Colossenses, e talvez tenha sido escrita logo após esta. As duas cartas podem ter sido levadas simultaneamente ao seu destino por um cooperador de Paulo, chamado Tíquico (Efésios 6:21 cf. Colossenses 4:7).
É crença geral que Paulo escreveu a Carta aos Efésios também para outras igrejas da região, e não apenas a Éfeso. Possivelmente ele a escreveu como carta circular às igrejas de toda a província da Ásia. Muitos creem que a carta aos Efésios é a mesma carta aos Laodicenses, mencionada por Paulo em Colossenses 4:16
Estudo Textual:
A cidade de Éfeso
Éfeso era uma cidade portuária, tão importante quanto às cidades de Alexandria e Antioquia da Síria. Situava-se no extremo ocidente da Ásia Menor (atual Turquia) e era o porto mais importante no mar Egeu, na principal rota entre Roma e o Oriente. A igreja de Éfeso foi fundada pelo apóstolo Paulo no ano de 53 d.C. Em sua terceira viagem missionária, um ano mais tarde, Paulo lá permaneceu por três anos pregando e ensinando com muita eficiência (At 19.1-20). Pouco tempo depois, Paulo foi enviado como prisioneiro para Roma, onde recebeu a visita de vários irmãos, entre eles estava Tíquico, que será o responsável por levar essa carta às igrejas daquela região.
É provável que a carta não tenha sido escrita apenas para os cristãos da cidade de Éfeso. Muitas estudiosos acreditam que Efésios tenha sido escrita como uma carta geral às igrejas da região. Isso é coerente com o conteúdo abrangente da carta como um todo.
Doutrina
Quanto à profundidade e sublimidade da doutrina, Efésios supera as demais epístolas de Paulo. Tem sido chamada de "epístola do terceiro céu" do apóstolo, porque ele se eleva das profundezas da ruína até as alturas da redenção, porque aqui nos ordena Deus que subamos passo a passo até alcançarmos o ponto mais elevado possível para o homem alcançar, a própria presença de Deus. A epístola aos Efésios é uma grande exposição de uma doutrina fundamental da pregação de Paulo, a saber, a unidade do todo o universo em Cristo, a unidade do judeu e gentio em Seu Corpo, a Igreja, e o propósito de Deus nesse corpo para o tempo presente e para a eternidade. Nos ensina que a vocação santa exige uma conduta santa. Apela aos leitores a fim de que se elevem à mais alta dignidade da sua missão. Fazendo assim apresenta o quadro da Igreja como um só corpo, preparado desde a eternidade, a unir o judeu e o gentio. Esta igreja pelos séculos vindouros irá exibir ante o universo a plenitude da vida divina, vivendo a vida de Deus, expressando o caráter de Deus, usando a armadura de Deus, lutando nas batalhas de Deus, perdoando como Deus perdoa, e tudo isto, para que se cumpra a obra mais ampla pela qual Cristo há de ser centro do universo.
Tema
O Evangelho das Regiões Celestiais. Devido a sua profundidade e sublimidade da doutrina, podemos dizer que “ao entrarmos nos portais da Carta aos Efésios, estaremos penetrando nas regiões celestiais, onde teremos uma visão dos propósitos divinos para a Igreja de Cristo na face da terra de uma maneira deslumbrante”.
Diferentemente de várias das outras cartas que Paulo escreveu, Efésios não lida com nenhum erro ou heresia em particular. Paulo escreveu para expandir os horizontes de seus leitores, a fim de melhor compreenderem as dimensões do propósito eterno de Deus e da sua graça, passando a valorizar os alvos sublimes que Ele estabeleceu para a igreja.
Mesmo assim, essa existência cristã é vivida na terra, onde a vida diária e pratica do crente continua a levar adiante os propósitos de Deus. O Senhor exaltado, deu dons aos membros da igreja, capacitando-os para auxiliar uns aos outros e assim promover a união e a maturidade (4:1-16). A união da igreja debaixo da supremacia de Cristo prenuncia a unificação de todas as coisas, celestiais e terrenas em Cristo (1:10). A nova vida de pureza e de sujeição mútua entra em nítido contraste com a antiga maneira da vida sem Cristo (4:17; 6:9). Os “fortes do Senhor” têm a vitória sobre o maligno no grande conflito espiritual, especialmente pelo poder da oração (6:10-20).
Autor: Efésios 1:1 identifica o apóstolo Paulo como o autor do livro, escrito provavelmente entre 60-63 dC. (era Cristã)
Propósito: Paulo desejava que todos os que ansiavam pela maturidade semelhante à de Cristo recebesse esse registro. O livro de Efésios descreve a disciplina necessária para se transformar em verdadeiros filhos de Deus. Além disso, um estudo de Efésios vai ajudar a fortalecer e estabelecer o crente para que ele possa cumprir o propósito e chamado de Deus. O objetivo desta epístola é confirmar e equipar a igreja a amadurecer. Ele apresenta uma visão equilibrada do corpo de Cristo e sua importância na economia de Deus.
Versículos-chave: Efésios 1:3: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo."
Efésios 2:8-10: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas."
Efésios 4:4-6: "... há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos."
Efésios 5:21: “... sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.”
Efésios 6:10-11: "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo."
Resumo: Doutrina ocupa a maior parte do livro de Efésios. Metade do ensino nesta epístola diz respeito à nossa posição em Cristo e o restante ao que afeta a nossa condição. Com muita frequência aqueles que ensinam deste livro ignoram toda a instrução fundamental e vão diretamente ao capítulo final. É este capítulo que destaca a guerra ou a luta dos santos. No entanto, para beneficiar-se plenamente do conteúdo desta epístola, é importante começar no início da instrução de Paulo nesta carta.
Em primeiro lugar, como seguidores de Cristo, devemos compreender quem Deus declara que somos. Devemos também estar fundamentados no conhecimento da realização de Deus para toda a humanidade. Em seguida, nossa existência e caminhada atual devem ser exercitadas e reforçadas. Isso deve continuar até que não mais flutuemos ou nos deixemos ser levados em todas as direções por qualquer vento de doutrina e/ou pela sutileza dos homens.
Paulo divide sua obra em três segmentos principais. (1) Os capítulos um a três introduzem princípios relativos ao que Deus tem feito. (2) Os capítulos quatro e cinco expõem princípios sobre a nossa existência atual. (3) O capítulo seis apresenta princípios a respeito de nossa luta diária.
Conexões: A principal ligação ao Antigo Testamento em Efésios está no surpreendente (aos judeus) conceito da igreja como Corpo de Cristo (Efésios 5:32). Este mistério maravilhoso (uma verdade anteriormente não revelada) da igreja é que "os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus" (Efésios 3:6). Este foi um mistério completamente oculto aos santos do Antigo Testamento (Efésios 3:5, 9). Os israelitas que eram verdadeiros seguidores de Deus sempre acreditavam que somente eles eram o povo escolhido de Deus (Deuteronômio 7:6). Aceitar os gentios em uma posição de igualdade nesse novo paradigma foi extremamente difícil e provocou muitas disputas entre os crentes judeus e gentios convertidos. Paulo também fala do mistério da igreja como a "noiva de Cristo", um conceito nunca antes escutado no Antigo Testamento.
Aplicação Prática: Talvez mais do que qualquer outro livro da Bíblia, o livro de Efésios enfatiza a ligação entre a sã doutrina e a prática correta na vida cristã. Muitas pessoas ignoram a "teologia" e ao invés querem discutir apenas coisas que são "práticas". Em Efésios, Paulo afirma que a teologia é prática. A fim de viver a vontade de Deus para nós em nossa vida prática, devemos primeiro entender quem somos em Cristo doutrinariamente
Esboço de Gálatas
Parte I
A Igreja e o plano de salvação.
Capítulo 1
1- Saudação, 1-2.
2- A origem da Igreja, 3-6.
3- O Plano de Salvação.
(a) Por meio da obra redentora de Cristo, 7-8.
(b) Seu alcance é universal, 9-10.
(c) Garante uma rica herança espiritual, 11-14.
(d) Oração para que os crentes possam ser iluminados quanto às riquezas de suas provisões, 15-23.
Capítulo 2
As obras do plano de salvação
1- O plano provê uma ressurreição espiritual longe do pecado e a exaltação do crente aos lugares celestiais, 1-6.
2- Esta exaltação depende inteiramente da graça, e não das obras, 7-10.
3- Inclui os gentios, que estavam apartados de Deus, mas o sangue de Jesus os aproximou, 11-13.
4- Remove todas as barreiras entre judeus e gentios, e os une em um corpo para ser habitação do Espírito Santo, 14-22.
Capítulo 3
1- Os mistérios do propósito divino são revelados a Paulo, e sua designação como apostolo dos gentios, 1-12.
2- Segunda oração de Paulo pela plenitude espiritual da igreja e sua compreensão do amor incomparável de Cristo, 14-21.
Parte II
Aplicação pratica dos ensinamentos.
Capitulo 4
1- A unidade dos crentes, 1-21.
2- Como deve andar o crente, 22-32.
Capítulo 5
1- O crente deve viver em amor e pureza, 1-7.
2- Viver na Luz, 8-14.
3- Cheio do Espírito Santo
4- Deveres dos esposos e das esposas, 22-23.
Capítulo 6
1- Deveres dos filhos, dos pais, dos servos e dos senhores, 1-9.
A Luta espiritual:
a- A fonte de Fortaleza, 10.
b- A armadura de Deus e os inimigos, 11-18.
2- Palavras finais e benção, 19-24.
Fonte:
Bíblias de Estudo:
NVI - Ed. Vida | Thompson - Ed. Vida | Genebra - Sbb | Plenitude - Sbb | King James - Ed. BV
Panorama do Antigo Testamento - Ed. Vida | Dicionário Bíblico - Ed. Didática Paulista
Módulos de Teologia: Faculdade Teológica Betesda | Faculdade Teológica Izabella Hendrix | Instituto Teológico Ébeneser | Wikipédia | Diversos “artigos Internet”.
Igreja Batista Getsêmani | Missão Bernardo Monteiro
Escola Bíblica Dominical: Pr. Ronny Souza
(31) 98682-9332 | 99299-8056 | 97175-1614
: ronisouza2003@gmail.com
Follow us: @Pronnysouza on
ronny souza on
@ronnyAsouza on Instagram
Este e outros estudos você encontra no endereço abaixo:
Blog.: http://www.vivendoemplenitude.blogspot.com.br/
Ministério “Abençoando vidas”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Medite

Que tipo de fruto você tem produzido?
Nenhum comentário:
Postar um comentário