terça-feira, 26 de janeiro de 2016
Livro de Obadias – Estudo
Plano de leitura
Número total capítulos: 1
Total de versículos: 21
Tempo aproximado de leitura: 5 min
Breve Resumo:
O Livro de Obadias ou Abdias faz parte da Bíblia hebraica, da qual é o menor livro, com apenas um capítulo (21 versículos), vem depois do Livro de Amós e antes do Livro de Jonas. Sua autoria geralmente é atribuída a um indivíduo chamado Obadias, significa (servo do Senhor), classificado como um "profeta menor" na Bíblia cristã, devido à brevidade de seu texto e do seu conteúdo (material profético). Um profeta, no Antigo Testamento, não era apenas uma pessoa tida como capaz de ter visões divinas dos eventos futuros, mas também uma pessoa que Deus utilizava para declarar sua palavra.
A biografia de Obadias ainda é um tema discutido entre os estudiosos, pois quase nada se sabe sobre o profeta. A tradição judaica diz que o autor do livro foi o mordomo do rei Acabe.
O assunto principal do livro de Obadias é a sua reação diante do crime e oportunismo de Edom para com Judá, seu irmão. Os crimes descritos por Obadias podem ser situados em dois períodos entre 850 a.C e 400 a.C:
A segunda opção parece ser mais plausível do ponto de vista do verso 11. Portanto, as profecias de julgamento contra Jerusalém se cumpriram. A Babilônia invadiu a terra, levando cativo o rei, devastando o templo, levando milhares de hebreus para o exílio. Embora o castigo de Judá fosse merecido, as nações ao redor, especialmente Edom, aproveitaram-se da fragilidade momentânea de Judá para promover saques e o massacre étnico contra os seus habitantes.
O termo visão que Obadias usa pode se referir ao processo de comunicação entre Deus e o profeta bem como ao método propriamente dito. A brevidade da mensagem de Obadias pode ser explicada pela visão que o Senhor lhe dera; desta maneira, o destino de Edom, visto com antecedência, pouparam-lhe as palavras.
Propósito e conteúdo
O profeta Obadias trata dos seguintes assuntos:
• A soberania de Javé sobre as nações
• A restauração de Israel
• O conceito de retribuição
Obadias, como mensageiro de Javé, tratou sobre a restauração de Israel e o julgamento de todas as nações que cometeram crimes contra a humanidade. Obadias utilizou-se do tema do Dia do Senhor, comum aos profetas, para predizer o livramento de Jerusalém e declarar o domínio universal do Senhor sobre todos os povos. A punição de Edom serviria de aviso a todas as demais nações acerca da retribuição que teriam pela maneira injusta à qual submeteram os israelitas. Mais importante do que a punição a Edom o livro de Obadias mostra o amor e cuidado do Senhor pelo povo da Aliança.
Orgulho
O orgulho foi uma das grandes tragédias do povo edomita. Sua confiança se baseava inteiramente em seus sábios e guerreiros. Obadias demonstra que esses mesmos sábios não livrariam Edom da pilhagem de sua colheita e tesouro (Ob. 5-6). Esse orgulho transformou-se em crueldade e impediu a compaixão, por isso o Senhor condena os orgulhosos (Pv. 16:18). Enfim, toda a sabedoria de Edom foi inútil diante do julgamento pelo qual passou. O Novo Testamento confirma esse conceito afirmado que isso acontecerá com todos aqueles que usarem da sabedoria humana em confronto com Deus (1 Co. 1:18-31).
O dia do Senhor
A partir do verso 15 há a mudança de ênfase do julgamento individual de Edom para todas as nações. Esta mudança pode ter dois objetivos básicos à luz da teologia do Antigo Testamento:
• atender à expectativa de Israel com relação à sua vindicação por justiça naquele momento
• renovar a esperança de Israel em relação ao triunfo final de Javé sobre as nações com o estabelecimento de seu Reino. Este é um tema recorrente no Antigo Testamento que foi trabalhado por outros profetas (Is. 24 – 27; Jr. 29 – 33; Ez. 33 – 35; Os. 13 – 14; Am. 9).
O tema do dia do Senhor traz o ensinamento de que Javé é um Deus que exige justiça; não apenas em um futuro escatológico, mas também nesta era. Embora seja misericordioso, que estende sua paciência, fica claro que ele não tolera a injustiça para sempre. Ele pune a desobediência.
Restauração de Israel
Seguindo a tendência teológica de outros profetas, Obadias também trata sobre a restauração do remanescente de Israel (Jl. 3:17-21; Am. 9:11-15; Mq. 7:8-20). Obadias cita os nomes dos patriarcas para promover a esperança de que os exilados veriam as promessas cumpridas, reforçando, desta maneira, a fé do povo judeu em Javé como um Deus fiel à sua Palavra (Sl. 115; Mq. 7:20).
Este ensino é intensificado por outros profetas que trabalham o tema do domínio eterno de Javé por meio do Messias vindo no Dia do Senhor (Ez. 37:24-28; Dn. 2:44,45; Zc. 12:3 – 13:6).
Estrutura de Obadias - Obadias pode ser esboçado da seguinte forma:
• Cabeçalho – 1a
• Oráculo contra Edom – 1b – 14
o O julgamento é anunciado – 1b – 9
o Acusação de crueldade contra seu irmão Judá – 10 – 14
• A descrição dia do Senhor – 15 – 21
o O julgamento de todas as nações – 15 e 16
o O livramento de Judá – 17 e 18
o O estabelecimento do Reino de Javé – 19 – 21
Fonte:
Bíblia de Estudo NVI – Editora Vida;
Bíblia de Estudo de Genebra – Sociedade Bíblica do Brasil;
Bíblia de estudo King James;
Bíbla Plenitude - Editora SBB;
Bíblia de Estudo Thompson;
Panorama do Antigo Testamento – Editora Vida;
Dicionário Bíblico – Editora Didática Paulista;
Módulo de Teologia da Faculdade Teológica Betesda;
Wikipédia; (Diversos: artigos “Internet”).
Escola Bíblica Dominical
Igreja Batista Getsêmani – Missão Bernardo Monteiro
Pr. Ronny Souza
Tel.: (31) 8682-9332 / 9299-8056
email: ronisouza2003@gmail.com
Follow us: @ronnysouza on Twitter | ronnysouza.37 on Facebook
Este e outros estudos você encontra no endereço abaixo:
Blog.: http://www.vivendoemplenitude.blogspot.com.br/
Ministério “Abençoando vidas”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Medite

Que tipo de fruto você tem produzido?
Nenhum comentário:
Postar um comentário